Coisas mais estranhas usadas como dinheiro


Fumo:
Romênia - entre 1965 e 1989

Antes do presidente Nicolae Ceausescu, os cigarros tinham muito valor. Tudo começou com a política de exportar quase tudo que era produzido no país. O resultado foi que as poucas mercadorias que sobravam eram muito caras, e o dinheiro perdia valor. Isso gerou um mercado paralelo, em que os produtos eram comprados com maços de cigarros.

Conchas:
Costa da África - da pré-história até 1809

Duráveis, bonitas e fáceis de contar, as conchas se tornaram comuns em muitas regiões da costa da África como dinheiro. Elas só começaram a perder lugar para o dinheiro quando começou a ficar difícil achar conchas com o memso tamanho, textura e cor.

Cacau e tecido:
México - entre 1325 e 1480

Nas cidades do Império Asteca, para comprar frutas, legumes e outros produtos, era preciso desembolsar algumas sementes de cacau. Para comprar produtos mais chiques, como jóias e algumas vestimentas, era necessário ceder alguns cortes de tecido, considerado a moeda mais valiosa da época.

Dentes de baleia:
Ilhas Fiji - indefinido

Nas ilhas Fiji e em outros arquipélagos vizinhos, os dentes de baleia eram defíceis de extrair, eles eram muito utilizados em cerimônias e festas sagradas, o que aumentava ainda mais o seu valor. Um dente de baleia podia comprar alimentos e vestimentas.

Peles de animais:
Canadá e Estados Unidos - Séculos 14 e 15

Nos países muito frios, as peles de animais sempre foram um objeto de desejo. No Canadá, as luxuosas peles de castor eram trocadas por roupas e chapéus com comerciantes da Europa. Já em algumas colônias americanas, a pele de cervo era a preferida.

Bacalhau:
Noruega - Idade média

Como é mais comum nas águas bem geladas, o bacalhau dá ao montes nos mares da Noruega, maior produtor da iguaria. Lá, o bacalhau seco se transformou em moeda de troca por volta do século 8. Os noruegueses trocavam o peixe por outros produtos com os comerciantes locais, que depois vendiam o bacalhau para o sul da Europa.

Pedras gigantes:
Ilha da Micronésia - dias atuais

Durável e fácil de contar, a pedra foi usada como dinheiro em muitas sociedades. Em Yap, uma ilha do pacífico sul, as pedras gigantes, com até 3,5 metros de diâmetro, são as preferidas.

Boi:
Grécia - séculos 9 e 8 A.C.

Os animais vivos, de búfalos a ovelhas, sempre foram produtos valiosos. Mas o gado é, de longe, o animal mais usado como dinheiro da história. Os gregos foram os primeiros a usar bois como moeda no período de Homero. O gado também foi usado como dinheiro na Irlanda e em muitas regiões da Índia e da Ásia.

Sal:
Roma - entre 509 e 27 A.C.

Por ser relativamente raro e útil para temperar e conservar os alimentos, o sal era muito valorizado entre os povos da Antiguidade, que logo começaram a usar o condimento como dinheiro. Na China, no Norte da África e nos países do Mediterrâneo, o tempero era moeda de troca para várias mercadorias.

Mulheres:
Irlanda - enteo o século 8 e 9

Na antiga Irlanda, as moças eram trocadas por alimentos e terra com os vikings, que depois revendiam o "produto" a comerciantes de escravos no Mediterrâneo.

0 comentários:

Postar um comentário