Conheça o que significa os TLD's


Originalmente, a sigla ".net" só era usada nos sites de órgãos não comerciais ligados à internet, enquanto o ".com" servia para empresas comuns. Hoje, porém, não existe mais essa diferenciação, e qualquer uma das duas siglas pode ser escolhida por quem cria um ovo endereço na web. Essas terminaçoes funcionam como uma espécie de sobrenome de site e são chamadas de TLD's - abreviações de "domínio de topo", em português. Elas entram na parte final do nome e servem para indicar que tipo de site é aquele. No caso do ".net" e do ".com", TLD não revela muita coisa, pois ambas podem ser usadas em praticamente qualquer tipo de site. Mas existem TLD's mais específicas, como você confere abaixo. Para usar a maior parte dessde domínios, é preciso pagar uma taxa anual às empresas que os gerenciam, sendo que cada país tem leis específicas a rspeito. No Brasil, quem gerencia as TLD's é o Comitê da Internet no Brasil (CGI.br).

.NET E .COM
As mais famosas siglas da web são controladas pela empresa americana Verising. Até Abril de 2008, a versão ".com.br" não podia ser usada por wmpresas. Agora a sigla está liberada para todo mundo.

.ORG
É uma TLD relacionada a entidades sem fins lurativos e assistenciais, como ONGs e empresas filantrópicas. Para usar um ".org", o interessadodeve provar que seu site se encaixa nesse perfil não comercial, apresentando vários certificados.

.NOM
O "nom" é uma abreviação de "nome". Foi criado especialmente para pessoas físicas, mas não pegou muito. A principal vantagem do ".nom.br" é a taxa mais barata do que as demais TLD's.
.GOV.BR
Foi criado apenas para o uso em sites do governo e nao pode ser requerido nem por pessoas nem por empresas. Recentemente, o poder judiciário brasileiro também pediu a criação de sua própria TLD: ".jur".

.CAN.BR
Novas TLD's sugem com frequencia. Uma das mais novas criadas no Brasil foi a ".can", nascida especialmente para hospedar sites de candidatos de todos os partidos às eleições municipais, estaduais e federais.
.ZLG.BR
A sigla menos popular da internet brasileira era registradapor apenas três sites até o mês de Agosto de 2008.Ela foi criada para servir os sites de zoológos. Só para comparar, a TLD ".com.br", líder no Brasil, é usada por quase 1 milhão e 300 mil sites.

0 comentários:

Postar um comentário